Sim, churrasco também é cultura e com a chegada da Copa do Mundo e as Olimpíadas há a necessidade de mostrar nossas qualidades para o planeta.
Com esse intuito Doutor Picanha fez uma manifestação no parque da cidade em Brasília em prol da cultura do churrasco.
Com faixas, banner’s e o legítimo Churrasco Gaúcho nosso Mestre Assador mostrou à todos que com um pouco de atitude e boa vontade é possível fazer a diferença.
Divulgue sua cultura, divulgue seu estado, divulgue seu país.
Inicialmente o grupo se chamava Os Selvagens, e era formados pelos irmãos, José (Yé), Cid, Oscar, Clóvis, Jairo, e Edgar, naturais da cidade de Carazinho/RS.
Anos mais tarde mudou-se para Joaçaba/SC, onde o nome do grupo passou a se chamar Irmãos Ramos, por lá permaneceram durante quatro anos, nesta época o movimento gaúcho do Paraná estava em ascensão, e o grupo mudou-se para Campo Mourão onde fizeram o baile de fundação do CTG Índio Bandeira no ano de 1979.
Ainda em 1979 Os Irmãos Ramos se inscreveram para participar do 1º Festival Nacional da Radio Record, onde ganharam o primeiro lugar cantando Gaitinha de Oito Baixos, tendo como prêmio pelo festival a gravação do primeiro disco e dinheiro para comprar uma Veraneio.
A gravadora SETA para lançar o disco pediu a mudança do nome e escolheu o nome que permanece até hoje: Grupo Minuano.
Nos anos de 1980 e 1981 grupo concorreu novamente e ganhou 2º lugar nos dois anos consecutivamente.
Com o passar dos anos, e novas formações o grupo alcançou grandes vitórias como o prêmio de Melhor Grupo Tradicionalista do Paraná nos anos 1991, 1992, 1993, Troféu Imprensa do Paraná em 1996, e consagrou-se com a turnê nos Estados Unidos no ano de 2001 onde receberam uma menção honrosa pela difusão da música gaúcha no Brasil e no Exterior, com a formação: Yé, Rosenildo, Maurício, Juliano, Marcelo, Paulinho, Carlinhos e Grilo, ganharam o Troféu Nenito, como destaque do ano de 2002, concedido pelo Jornal Buenas Tchê.
Hoje com 14 CD’s gravados, sendo que o 13º foi gravado ao vivo na cidade de Curitiba/PR, desponta com uma formação composta por jovens talentosos, destacando-se na mídia regional e nacional, como no Programa Dia a Dia da Bandeirantes, e o Programa do Ratinho, feito recentemente.
É por essa história de 27 anos que o Grupo Minuano é consagrado pela sua trajetória e qualidade musical.
Doutor Picanha participou deste que é apontado como o maior churrasco do mundo.
Realizado todos os anos no seminário São José em Cascavel no Paraná, onde mais de 18 toneladas de carne são assadas ao mesmo tempo para mais de 30 mil expectadores.
Cerca de 24 mil produtores rurais participaram em Brasília de uma manifestação pela aprovação de mudanças no Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional.
Com um berrante, os produtores tocaram o hino nacional e realizaram uma missa campal na Esplanada. Em seguida, 20 gaúchos cozinharam um carreteiro com duas toneladas de charque e 1,3 mil quilos de arroz vindos do Rio Grande do Sul.
Doutor Picanha foi até lá e registrou o momento, confiram: